Na última semana, de 16 a 22 de outubro, o Projeto GeoRondônia, fruto de parceria entre INCRA e IFRO, esteve presente na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília pelo Ministério da Educação (SETEC/MEC). Durante o evento, o GeoRondônia promoveu diversas atividades e interações com o público presente no estande reservado ao Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
Como representantes do Projeto estiveram a Coordenadora de Cadastro Ambiental Rural, Ranieli dos Anjos de Souza, e a bolsista auxiliar de processamento de dados, Jacqueline Cruz Nascimento. Elas divulgaram o Projeto por meio de apresentações lúdicas e de linguagem adaptada ao público mais jovem que frequentou os estandes, com demonstrações práticas utilizando ferramentas e também com dinâmicas de engajamento e brindes.
Dentre as atividades propostas houve um quiz, onde cada participante respondia perguntas e assim aprendia mais sobre a Reforma Agrária e a Amazônia, a outra dinâmica proposta foi o “Desafio do alinhamento da BASE DO GNSS SP60 (GPS)” que envolveu o manuseio de um instrumento importante para o georreferenciamento. Ana Clara, aluna do ensino fundamental do Colegio Athos da cidade de Unaí, Minas Gerais, participou do “QUIZ PREMIADO” e disse que a experiência foi incrível.
Para Ranieli, falar sobre o GeoRondônia e trocar experiências com outros Institutos Federais do Brasil foi gratificante. “Nós trouxemos para o evento um GeoRondônia mais lúdico, para atender o público jovem e infantil. Adaptamos nossa linguagem para que eles pudessem entender a nossa missão, e a importância do projeto para a comunidade rural atendida. Muitos estados estão presentes aqui, foi uma grande satisfação interagir com estudantes e servidores de outros IFs, e trocar experiências também. O GeoRondônia está mudando a história da Reforma Agrária em Rondônia, e divulgar isso para todo Brasil é muito satisfatório”, destacou a Coordenadora.
Já a bolsista do Projeto, Jacqueline Nascimento, que é estudante do ensino médio e exerce o cargo de auxiliar de processamento de dados, contou sobre como a participação no GeoRondônia é uma experiência incrível e, ao mesmo tempo, desafiadora: “No laboratório nós desenvolvemos o processamento de informações e imagens dos assentamentos de Rondônia, buscando agilizar e melhor atender os produtores assentados, beneficiários ou ocupantes. Buscamos sempre levar o GeoRondônia para todo o país por meio de participação em congressos, exposições, para visibilidade e reconhecimento, bem como trazer novas ideias e inovações. Para mim está sendo uma oportunidade incrível estar neste evento em Brasília, divulgando nossa missão para tantos jovens que, como eu, buscam desenvolver uma formação e carreira promissora.”
Ela concluiu dizendo que “participar do GeoRondônia e de todas as ações que me proporcionam, é um aprendizado que eu não adquiriria estando no ensino médio e com 17 anos de idade em nenhum lugar. O Projeto abriu portas e me ofereceu oportunidades que eu não não imaginava ter, só tenho a agradecer!”
Sobre a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
A 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é um evento anual promovido pelo Ministério da Educação para promoção e valorização dessa modalidade educacional e em comemoração dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, celebrado no dia 23 de setembro. Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, o Ministério da Educação promoveu a edição de 2023 conjuntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).